Minuto49

Minuto49

TOP 10: Melhores dunkers da história da NBA

10º LeBron James




LeBron James é o melhor jogador de basquete do planeta. Com oito finais consecutivas, atuando pelo Miami Heat e Cleveland Cavaliers, o camisa 23 consegue desempenhar com enorme potencial em todas as posições.


Além de tudo que o atleta representa, seu potencial físico o coloca entre os principais dunkers da história da NBA.


Com 2,3 metros, a lenda, que agora atuará com a gloriosa camisa do Lakers, já protagonizou cravadas sensacionais. Inclusive, ao longo de sua trajetória, foi contestado algumas vezes por não participar do Slam Dunk Contest, devido ao seu potencial atlético acima da média.



9º Kobe Bryant




Kobe é possivelmente quem mais se aproxima ao estilo de Michael Jordan. Com toda sua habilidade atlética, técnica e inteligência, Kobe também possui inúmeras cravadas espetaculares ao longo de seus 20 anos nos Lakers, o que aumenta ainda mais seu repertório.



Durante toda sua trajetória, o “Black Mamba” conquistou 5 títulos da NBA, foi 18x All-Star e .MVP em 2008.


Em 1997, quando ainda era calouro, conquistou o Campeonato de Enterradas.


8º Blake Griffin




Griffin, no  início de sua carreira, era um dos nomes mais falando da Liga. Pelos Clippers ele se tornou uma verdadeira maquina de posterizers, consagrando o "Lob City" com as assistências de Chris Paul


Em 2011, venceu o Campeonato de Enterradas com grande performance. Também tem em sua coleção 5 All-Star Game, além do título de Calouro do Ano na temporada 2010-11.



7º David Thompson





Thompson é ignorado por muitos como um dos maiores “dunkers” de todos os tempos pois teve muitos fatores extra quadra atrapalhando sua carreira.


Apesar de tudo, foi um dos grandes pontuadores da história da NBA, travando épicos duelos com George Gerving.


Durante a maior parte de sua carreira atuou pelo Denver Nuggets. David foi  All-Star em quatro oportunidades e, em uma delas, conquistou o MVP.



6º Larry Nance





Larry Nance é um dos jogadores emblemáticos da história da NBA quando o assunto é enterrada.


O Campeonato de Enterradas de 1984, vencido por Nance, é um dos mais lembrados de todos os tempos.


Em sua carreira atuou pelo Phoenix Suns e Cleveland Cavaliers. Seu filho, Larry Nance Jr, atualmente é jogador do Cleveland.



5º Clyde Drexler






Conhecido como “Clyde the Glide”, pois parecia “deslizar no ar”, Drexler ficou conhecido por enterrar com extrema leveza e facilidade. Clyde fez parte do Dream Team americano nas Olimpíadas de 1992 e ficou por quase toda sua carreira no Portland Trail Blazzers.



4º Dominique Wilkins





“The Human Highlight film”. Esse foi o apelido concedido a Wilkins por suas cravadas espetaculares e jogadas magistrais.


Nove vezes All-Star da Liga, além de dois Campeonatos de Enterrada na conta, Dominique foi um dos primeiros atletas a mostrar repertórios ao “atacar” o aro.




3º Michael Jordan






O maior de todos os tempos não é conhecido como “Air Jordan” por acaso.


Jordan venceu dois Campeonatos de Enterrada ao longo da carreira, um deles travando batalha épica com Dominique Wilkins, em 88. Afinal, quem não se lembra do “voo” da linha do lance livre?





Além dos títulos de Dunk Contest, uma das cravadas épicas de Michael aconteceu em nos Playoffs de 91, quando após um lindo giro em Patrick Ewing, o camisa 23 agrediu o aro.



2º Julius Erving





“Dr J” é, possivelmente, um dos nomes mais icônicos da história do basquete.


Quando iniciou sua carreira na NBA, o Campeonato de Enterradas ainda não existia, talvez o único motivo pra que nunca tenha ganho.


Em 1976, Julius venceu o torneio ABA Slam Dunk (competição onde enterrou da linha do lance livre), mas ficou conhecido por seus momentos heróicos dentro de quadra.


Uma de suas cravadas mais lembradas é a das finais de 77, sobre o gigante Bill Walton, de 2m11.



1º Vince Carter





Discutir qual o maior dunker na NBA com certeza não é uma tarefa das mais fáceis, mas é fato que Vince Carter pode, facilmente, figurar no topo da lista.


No Campeonato de Enterradas de 2000, durante o All-Star da NBA, Vince teve o desempenho mais extraordinário de todos os tempos.


Além do show no Dunk Contest, Carter protagonizou umas das cravadas mais históricas do basquete, também naquele ano, durante os Jogos Olímpicos.


Após pegar uma bola perdida, conduziu, subiu e voou por cima do francês Frédéric Weis de 2 metros e 18 de altura.