Minuto49

Minuto49

Ranking MVP - Semana 3: Novos rostos no top 10

Livio Muniz


01 - James Harden

 


 

Última semana: N° 1

Estatísticas da temporada: 31.4 pontos, 9.8 assistências e 4.9 rebotes.

 

Por que MVP: James Harden vem se firmando como a maior arma ofensiva da NBA. Hoje, o mais letal pontuador da temporada é também o melhor matador de bolas de três, um dos melhores armadores do jogo e um grande líder, comandando os Rockets a uma série de 9 vitórias e apenas uma derrota, nos últimos dez jogos.


Com a volta de Chris Paul, o ‘Barba’ teve um raro jogo abaixo dos 33 minutos, além da sua menor pontuação no mês (21 pontos), diante dos Memphis na última quarta-feira.


No entanto, não trago esses números para dizer que Harden talvez não mantenha suas estatísticas, pois não acredito nisso, trago para mostrar que mais do que seus principais concorrentes (LeBron e Irving), Harden terá momentos para relaxar e com quem dividir certos desgastes, o que faz dele o candidato mais forte a este prêmio.


Na sequência, Harden teve sua grande atuação na semana, para que Irving não o alcançasse. Foram 37 pontos e 10 assistências!




02 - Kyrie Irving

 


 

Última semana: N° 2

Estatísticas da temporada: 23.0 pontos, 5.1 assistências e 3.2 rebotes.

 

Por que MVP: É, a sequência de vitórias Celtas chegou ao fim na última quarta-feira, diante do Miami Heat. Mas Kyrie, que vem se mostrando maduro, não se abalou. Nesta semana, além de eficiente, Irving colocou números expressivos, como os 47 pontos contra o Dallas ou os 30 diante do Orlando... 


 

Seguindo como o melhor jogador do melhor time (sim, eu continuarei repetindo isso!) Irving se coloca cada vez mais seguro entre os Top 3.


03 – LeBron James



 

Última semana: N° 4

Estatísticas da temporada: 28.5 pontos, 8.6 assistências, 7.8 rebotes, 58% FG.

 

Por que MVP: Não olhe agora, mas o Rei está passando o trator! Há poucas semanas se discutia o que estava acontecendo com os Cavs, que amargavam um recorde de 5 vitória e 7 derrotas. Hoje esse recorde já é 12-7.


Como vinho, James vem melhorando com o passar do tempo. Em modo “GOAT”, LeBron faz o que quer em quadra, além de liderar a liga em pontos no último quarto, com 10 de média. Mostrando seu lado decisivo novamente, James destruiu os Nets! 




James vem sentindo que pode fazer o que quiser contra quem quiser, mantendo esse ritmo e vitórias ele continuará subindo nesse ranking. 


04 – Stephen Curry


 

Última semana: N° 3

Estatísticas da temporada: 26.0 pontos, 6.3 assistências, 5.2 rebotes.

 

Por que MVP: Curry acabou perdendo o duelo para Westbrook, mas isso não foi um demérito. O 2x MVP vem jogando em um nível absurdo nos últimos cinco jogos e sua queda neste ranking aconteceu porque, de fato, ninguém consegue competir com o nível em que LeBron vem atuando.


Além disso, com as últimas três temporadas, fica difícil avaliar as vitória dos Warriors e o peso que um 2º lugar na conferência tem sobre suas estrelas. Desta forma, Curry deve exigir um nível de excelência anormal, até mesmo para os Warriors, se quiser competir por esse prêmio.




05 – Joel Embiid



 

Última semana: N° 9

Estatísticas da temporada: 22.4 pontos, 11.2 rebotes e 1.8 bloqueio.

 

Por que MVP: Tudo bem, você deve estar se perguntando: “Só porque a NBA o colocou no top 5, esse cara do Minuto também o colocou?”


Eu acabei fazendo a análise dessa semana antes de ver o que a NBA tinha postado e só após montar os texto foi que vi a igualdade entre ambos. Porém, Embiid está aqui na minha lista por um motivo diferente. Antetokounmpo e Porzings, além de terem caído de produção, perderam alguns jogos recentemente e Joel foi o único da lista que seguiu no mesmo nível.


Os 76ers têm um recorde próximo ao do Cleveland Cavaliers, e Embiid vem sendo o fator mais constante para isso. Dificilmente irá permanecer no top 5, mas entre os dez não há dúvida.

 

Os próximos 5:

6. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks 

7. Damian Lillard, Portland Trail Blazers

8. Kristaps Porzingis, New York Knicks

9. Russell Westbrook, Oklahoma City Thunder

10. DeMar DeRozan, Toronto Raptors


Correndo por fora:

Karl-Anthony Towns, Minnesota Timberwolves; DeMarcus Cousins, New Orleans Pelicans; Nikola Jokic, Denver Nuggets; John Wall, Washington Wizards;