Minuto49

Minuto49

Ranking MVP - Semana 22: Poupar-se ou não poupar-se?

Por Livio Muniz:


Antetokounmpo e Harden são hoje os dois únicos candidatos, de fato, na disputa pelo MVP. Logo atrás deles, mas sem muitas chances de vitória, vem Jokic. O pivô de Denver lidera seu time a praticamente a mesma campanha que os Warriors, no momento. Com uma vitória amanhã contra os Pistons, eles empatam na liderança da conferência. Mas todos nós sabemos que, mesmo com Jokic dando show, os Nuggets não têm time para fazer uma campanha tão boa quanto o time de Curry e Durant, então por que isso acontece?


A verdade é que, a três semanas dos Playoffs, alguns times já classificados costumam poupar suas estrelas. E tem sido assim com os Warriors e mesmo com os Bucks. As más atuações dos Warriors contra alguns times menores, mais a ausência de Curry ou Durant em alguns jogos dessa reta final, jogam as duas estrelas para a parte de baixo de nosso ranking e arriscam até mesmo a 1ª colocação da conferência e o mando de quadra numa eventual final contra os Nuggets.


Já os Bucks sentaram Antetokounmpo por duas vezes na última semana. O grego, segundo eles, estava com uma lesão de menor gravidade, mas o fato de ter se ausentado justamente contra times mais fracos, como Lakers e Cavs levanta a dúvida: estaria Giannis sendo poupado? Se for este o caso, o momento não poderia ser pior para as pretensões do jovem grego de ganhar o MVP.  Houston vem dando o seu melhor para permanecer em 3º e assim evitar pegar os Warriors antes da Final de Conferência, por isso, vêm escalando Harden sempre que podem.


O Barba aproveitou a última semana para dar show (jogos de 57 e 61 pontos) e retomar a liderança de nosso ranking, abaixo. E assim como os Warriors podem estar arriscando demais, talvez Antetokounmpo tenha posto seu MVP a perder, bem no finzinho da temporada.



  1. James Harden



Última semana:

Principais estatísticas: 36,5 pontos, 6,5 rebotes, 7,6 assistências e 19,8 de PIE¹

Última Semana: I N A C R E D I T Á V E L


Essa é a palavra que define uma das melhores temporadas ofensivas já vista na história deste esporte. É inegável que após o fim desta temporada, quando falarmos de scorer², o nome de James Harden virá ao lado de Wilt Chamberlain, Michael Jordan e Kobe Bryant. Isso por que o ‘Barba’ vem colocando número que apenas estas lendas conseguiram. Após quatro jogos desta semana, Harden anotou mais dois jogos com pelo menos 50 pontos, chegando a oitava atuação deste nível nesta temporada, igualando Michael Jordan em 1986-87 e ficando atrás apenas de Kobe Bryant (10) em 2006-07.


Foi uma semana de três vitórias em quatro aparições, com médias de 44,3 pontos, 6,3 rebotes e 5,8 assistências, com destaque para o jogo diante do San Antonio Spurs, quando igualou seu recorde pessoal com 61 pontos!



    2. Giannis Antetokounmpo



Última semana:

Principais estatísticas: 27,5 pontos, 12,6 rebotes, 6 assistências e  21,6 de PIE

Última Semana: Giannis caiu no ranking exclusivamente pela sua ausência. Sempre muito presente ao longo da temporada, descansando em raros momentos, o grego ficou fora de metade dos jogos da semana, enquanto seu maior rival desfilava grandiosidade em quadra. Inevitavelmente se perde espaço.


Mas nem tudo são coisas negativas, já que seu time conseguiu perder para o Cleveland Cavaliers. Giannis tem diversos pontos ao seu favor e depende dele para voltar ao topo, mostrando com quanta sede ele retornará para essa próxima semana, em resposta as últimas grandes atuações de Harden.


  3.  Nikola Jokic



Última semana:

Principais estatísticas: 20,2 pontos, 10,8 rebotes, 7,6 assistências e 18,8 de PIE

Última Semana: Como este final vem sendo o momento das viradas, não poderia ser diferente para a campanha que o sérvio vem fazendo. Com aproveitamento de 75% dos jogos que disputou na última semana, Jokic liderou o Denver de volta a briga real pela primeira posição no Oeste. E digo real pois neste momento a franquia está com um jogo a menos que o Golden State e tem como próximo confronto os Pistons, em casa.


Nos quatro jogos da semana, o pivô teve em média 19 pontos, 11,8 rebotes, 7,8 assistências e quase dois bloqueios e roubadas. Essa semana será crucial para Jokic, que além de ter a revanche contra certas pedras que cruzou ao longo da temporada, pode retomar a melhor campanha da conferência. Seu melhor argumento para levar esse prêmio.


  4.  Damian Lillard



Última semana:

Principais estatísticas: 26,3 pontos, 4,5 rebotes, 6,7 assistências e 15,7 de PIE

Última Semana: Semana perfeita para Damian e o Portland Trail Blazers.


Em uma das melhores semanas do ano, Lillard garantiu vitória nas três partidas que disputou, com médias de 30,3 pontos e 12 assistências, enquanto manteve um aproveitamento de 54% dos arremessos. Esse percentual de acerto é o mais expressivo para o armador, que pena nesse quesito.


Lillard não irá competir no mesmo nível dos três primeiros, por imprimir o ritmo atual muito tardiamente. Mas acredite, ele poderá decidir o vencedor. Hoje, os Blazers têm dois jogos a menos que o Rockets e com o mesmo número de derrotas. Caso derrubem Harden e companhia da terceira posição, podem permitir que Antetokounmpo tenha um pé à frente de seu rival.


   5. Joel Embiid



Última Semana:

Principais estatísticas: 27,5 pontos, 13,8 rebotes, 1,9 bloqueios e 19,5 de PIE

Última semana: Se olharmos a semana do camaronês, talvez, possa nos dar uma impressão precipitada de que ele não teve um grande impacto para roubar a vaga da dupla de Oklahoma. No entanto, aqui vale muito mais um olhar macro do retorno do pivô, pós-All Star Game, onde se passaram seis jogos e a única derrota veio no último sábado.


Nesse período, Embiid tem médias de 28,4 pontos, 17 rebotes e 2 bloqueios por jogo! Uma das suas mais dominantes aparições se deu diante do algoz de Boston, na última quarta-feira. A segunda vitória diante do rival.



06.Paul George

07. Kyrie Irving

08. Stephen Curry

09. Russell Westbrook

10. Kawhi Leonard


Correndo por fora: Kevin Durant, Blake Griffin, D’Angelo Russell, Donovan Mitchell.

_________________________________________________________________________

Glossário


1. PIE = Player Impact Estimate, que mede a contribuição estatística total do jogador em relação às estatísticas totais dos jogos que ele participou.

2. Scorer = Pontuador, cestinha, aquele que anota muitos pontos ou tem como seu foco pontuar.