Minuto49

Minuto49

MVP 2019-20 - Semana 4: A NBA é global

Nem parece que faz apenas tanto tempo desde que a liga se abriu ao mundo, isto é, quando não obrigava estrangeiros abrirem mão de suas seleções para atuar em solo norte-americano. Mesmo assim, passamos anos e anos menosprezando esses jogadores e seus potenciais, até que fomos alertados por caras como Dirk Nowitzki, Manu Ginobili, Steve Nash, Tony Parker e alguns outros.


Mas essa nova escola vem fazendo o que nem estas lendas citadas conseguiram. Na temporada passada, 4 das principais categorias individuais foram dominadas por estrangeiros: Giannis Antetokounmpo (MVP), Rudy Gobert (DPoY), Luka Doncic (RoY) e Paskal Siakam (MIP).


No último mês, Luka Doncic e Giannis Antetokounmpo, se tornaram os primeiros jogadores internacionais a ganharem o prêmio de jogador do mês, ao mesmo tempo! E neste ano, estes jogadores dominam a corrida pelo principal prêmio da NBA, sendo 7 dos quinze nomes que aparecem neste ranking. E todos têm no máximo 25 anos...


Novos, brilhantes, tempos na NBA!


1. Giannis Antetokounmpo



Última Semana:

Principais Estatísticas: 30,8 pontos | 13,1 rebotes | 5,4 assistências | 23,8 PIE¹


Imparável.


O grego venceu as três partidas que disputou essa semana e estendeu a sequência dos Bucks para 14 vitórias consecutivas, sendo a maior desde 1973. Ninguém parece estar conseguindo parar Giannis, nem mesmo quem o fez nas finais de Conferência do Leste, da temporada passada. 


Kawhi Leonard e Paul George não viram a cor da bola no duelo que tiveram em Milwaukee. Em seu aniversário de 25 anos, Antetokounmpo fez 27 pontos, 11 rebotes e 4 assistências, não tem atuado em ¾ do último período. Agora, os Bucks estão três jogos a frente dos Celtics.


2. Luka Doncic



Última Semana:

Principais Estatísticas: 30 pontos | 9,8 rebotes | 9,2 assistências | 21,7 PIE


Semana histórica para a mais nova sensação da NBA. 


Com a atuação de ontem, Luka Doncic passou ninguém mais ninguém menos do que Michael Jordan, com a maior sequência de jogos com pelo menos 20 pontos, 5 rebotes e 5 assistências. São 19 até então.


São dez vitórias nas últimas doze partidas e nesta semana cheia, de quatro jogos, Doncic acabou perdendo apenas ontem, por conta de um grande aproveitamento do adversário.


3. LeBron James



Última Semana:

Principais Estatísticas: 25,9 pontos | 6,8 rebotes | 10,8 assistências | 19,8 PIE¹


O Rei segue praticamente intocável. Para quem achou que dezembro seria um mês de dificuldades para Lebron e sua trupe, está vendo o verdadeiro potência desta equipe. James segue com as médias de assistências lá no alto e a forma como controla e dita o ritmo da equipe surpreende mesmo após 17 anos.


Os Lakers tiveram duas das melhores atuações ofensivas dos últimos 30 anos.


James viu a ascensão de Davis na última semana, mas não ficou para trás. Nos 4 jogos da semana teve médias de 27 pontos, 10,5 assistências e 5,3 rebotes. 


4. James Harden



Última Semana:

Principais Estatísticas: 38,5, pontos | 6,1 rebotes | 7,4 assistências | 19,9 PIE


O ‘Barba’ segue colocando seu nome entre os maiores scorers de todos os tempos. Juntou-se a Kobe Bryant e Wilt Chamberlain como os únicos a colocarem um jogo de 50 pontos na sequência de um jogo de 60. Isso foi dante de seu rival San Antonio Spurs, mas  acabou derrotado na prorrogação.


No entanto, nesta semana Harden encontrou seu desafio até então: Toronto Raptors. O ala-armador teve uma de suas melhores atuações em questão de aproveitamento? Sim, mas foi segurado em apenas onze arremessos e não deu em assistências nem metade de sua média, pois a defesa dos atuais campeões não permitiu que a bola chegasse nele.


5. Nikola Jokic



Última Semana:

Principais Estatísticas: X pontos | Y rebotes | Z assistências | A PIE¹


Para fechar o trio protagonista de europeus neste top 5, Jokic vem em ascensão, mesmo com seu time em sentido contrário. De segundo no Oeste, isolado, a 5º colocado. 


Mas o sérvio neste período voltou a atuar de forma muito similar ao do ano passado. Na última semana foram médias  de 18 pontos, 9 rebotes e 7 assistências.


06. Paskal Siakam

07. Anthony Davis

08. Kemba Walker

09. Karl-Anthony Towns

10. Kawhi Leonard


Correndo por fora: Jimmy Butler, Devin Booker, Joel Embiid, Donovan Mitchell e Ben Simmons.