Minuto49

Minuto49

MVP 2019-20 - Semana 2: O ‘Rei’, o ‘Barba’ e a ‘Aberração Grega’.

A gente ainda segue no início da temporada, prestes a completar o primeiro mês desde que a bola subiu para Raptors e Pelicans, logo pequenas sequências de vitórias/atuações mudam todo um cenário, seja ele individual ou coletivo. E o que vem acontecendo nos últimos 10 dias é como um déjà vu dos primeiros rankings que produzi na temporada passada.


Mas em um nível muito mais elevado.


LeBron James lidera um Lakers muito mais sólido, melhor defesa da NBA e que consegue se adaptar aos diferentes estilos dos adversários. Giannis, atual jogador mais valioso da liga, e Harden não parecem querer deixar o veterano confortável na primeira posição, aprimorando ainda mais o que fizeram na temporada passada e de certa forma reacendendo a disputa que tiveram entre si. O ‘Rei’ mostra ao tempo o quão forte é e para nós o quanto completo um atleta pode ser. O ‘Barba’ é um máquina de pontuar, como há décadas não se via e tem seu nome cada vez mais próximos de lendas como Wilt Chamberlain. E a ‘Aberração Grega’ nos lembra o quanto ainda evolui a cada partida e nos faz temer (no bom sentido, óbvio) o que ainda irá se tornar.


Certamente os três estarão por aqui, disputando pelo topo, até o final da temporada (e torceremos para que dessa vez nenhuma contusão atrapalhe ninguém), com seus times no topo, nos provando o impossível a cada semana e tudo que temos de fazer é: aproveitar!

 



1. LeBron James 


Última Semana:

Principais Estatísticas: 25 pontos | 7,6 rebotes | 11,2 assistências | 21,2 PIE¹

Início: As comparações entre o ‘King’ James e Magic Johnson nunca fizeram tanto sentido. Controlando cada posse de bola dos Lakers, LeBron segue com médias acima de 11 assistências, dignas do lendário armador hollywoodiano. No entanto, Magic nunca pontuou tanto quanto o atual astro dos Lakers e pegava, em média, menos rebotes.


Estou comparando os melhores números da carreira do maior armador da história com a 17ª temporada de LeBron. E esse é um dos motivos por ele liderar esse ranking.


Foram 4 vitórias na última semana e como recompensa o 1º na liga. 


2. Giannis Antetokounmpo


Última Semana:

Principais Estatísticas: 30,1 pontos | 14,3 rebotes | 6,5 assistências | 23,8 PIE¹

Início: De que Giannis é uma aberração todos nós já sabemos, mas uma coisa que ficou muito clara nos Playoffs passado é de que o astro de apenas 24 anos ainda está construindo seu arsenal de jogadas. Neste início, o grego vem se mostrando ainda mais eficiente.


Antetokounmpo é o 2º em pontos por jogo, rebotes e pontos em contra-ataque, além de liderar a liga em pontos no garrafão.


Os Bucks venceram seis dos últimos sete jogos, estão apenas um jogo e meio atrás dos líder Boston Celtics e sua principal estrela teve na última semana médias de 32 pontos, 14,5 rebotes, 5 assistências, 2 roubadas e 1 bloqueio.


3. James Harden


Última Semana:

Principais Estatísticas: 39,5 pontos | 5,6 rebotes | 7,8 assistências | 19,8 PIE¹

Início: Quando Harden irá parar de nos surpreender?


São quase 40 (QUARENTA) pontos de média. Isto é surreal. E aos poucos parece que suas funções e as de Russell Westbrook vão se dividindo com mais clareza. O ‘Barba’ tem o terceiro melhor início em pontos na história da NBA, ficando apenas atrás de duas temporadas de Wilt Chamberlain. 


Na última semana, os Rockets venceram os quatro jogos que disputou, enquanto James teve médias de 44,5 pontos e 6,8 assistências, tendo assim de longe a maior participação e peso em um sistema ofensivo.


4. Luka Doncic


Última Semana:

Principais Estatísticas: 28,5, pontos | 10,7 rebotes | 9,1 assistências | 21,7 PIE¹

Início: Esse moleque é realidade.


Luka Doncic segue carregando o ataque dos Mavericks, sem a ajuda esperada de Porzingis, neste início, o esloveno não conseguiu vencer o jogo mais provável da semana, diante dos Knicks, em New York.


O jovem ala pôde se redimir diante dos Raptors. Com 26 pontos, 15 rebotes e 7 assistências, o ala comandou uma boa vitória diante 4º colocado do Leste e retomou posição entre os oito primeiros do Oeste.



5. Nikola Jokic


Última Semana:

Principais Estatísticas: 16,4 pontos | 8,8 rebotes | 6 assistências | 15,5 PIE¹

Início: Olha só quem está de volta. 


O sérvio está longe de ter números tão impressionantes quanto os da temporada passada, mas sem dúvida principal responsável por uma distribuição mais equilibrada do time dos Nuggets. Jokic é paciente, trabalha e divide bem as jogadas com seu time, que reflete sendo o mais clutch, até aqui, na liga.


O pivô se não aumentar o volume de entrega em quadra, não deverá brigar por este título como fez no ano anterior, e sim apenas por aparecer ou não em algum lugar da lista.


06. Kemba Walker
07. Karl-Anthony Towns
08. Kawhi Leonard
09. Devin Booker
10. Paskal Siakam

Correndo por fora: Anthony Davis, Joel Embiid, Jimmy Butler, Trae Young e Donovan Mitchell.