Minuto49

Minuto49

Entenda o significado por trás de cada ‘City Edition’ da Nike!

A NBA voltou há dois meses e com ela voltaram também os uniformes City Edition, da Nike, dando a oportunidade de cada franquia refletir a cultura pop de sua região através de camisas e shorts de cores chamativas.


Há muitas camisas que trazem histórias de inspiração de forma intrigante, cores que fogem extremamente da paleta da franquia e que, por vezes, chegam a ser duvidosas. A estética importa muito na cultura do basquete: o outfit, camisas e tênis importam, sim! Por isso tomei a liberdade de explicar algumas das ideias por trás de cada uniforme e, ao final, ranquear as cinco mais bonitas.


Toronto Raptors



Em meio a tantas (chamativas) cores, a clareza dos Raptors encanta. Elegante. A edição vem em homenagem a seu torcedor mais ilustre: Drake. Batizada de “OVO” City Edition, a camisa traz o nome da gravadora do rapper, além de ser nas cores brancas e champanhe, o que pode ser uma referência ao Instagram do astro (@champagnepapi).


Outro ponto é a seta apontada para cima, com o escrito “North” (norte), como a única franquia canadense se refere a si mesma.



New Orleans Pelicans



Aqui temos a combinação improvável que ficou realmente boa.


Inspirado na festa que acontece em New Orleans, Mardi Gras (algo bem parecido com nosso carnaval), as cores combinam bem tanto no branco quanto no preto e tem como único defeito o número frontal na camisa, com um alinhamento duvidoso.



Boston Celtics



Eu sinceramente não sei o por que há anos os Celtics tentavam introduzir o cinza como algo padrão em seus uniformes, pois esse aqui ficou muuuuito melhor. Simples e com os detalhes dourados nas laterais, o uniforme do maior campeão da NBA traz uma sensação nostálgica dos anos 80, quando a franquia usava a cor em suas jaquetas de pré-jogo.



Golden State Warriors


Resultado de imagem para golden state warriors city jersey


Assim como na última temporada, os atuais campeões homenagearam a forte cultura chinesa presente na Bay Area, mas os tons mais fortes de azul e amarelo deixaram a camisa deste ano bem mais interessante do que a do ano passado.


Como curiosidade, a mudança da franquia para o atual local se coincidiu com a fundação da Chinatown da área.



Cleveland Cavaliers



Vishhhh…


Sinceramente? Fazia tempo que não me decepcionava com um uniforme da Nike (em qualquer esporte) como este. A versão é uma releitura mal sucedida do uniforme dos Cavs dos anos 90, e tudo por trazer cores pouco vibrantes e que juntas se tornaram estranhas.



Portland Trailblazers



Com os tradicionais preto e vermelho, e uma leve adição de cinza chumbo, os Trailblazers homenagearam novamente seu apelido: Rip City. Traz também na cintura outro apelido da cidade, PDX, que é o nome dado ao aeroporto internacional local.


Além disso, alguns outros detalhes aparecem sem muito destaque, como o “Blazersmania” em alusão ao fanatismo de sua torcida e também o ano da fundação da franquia, 1970.



Utah Jazz



Utah não se esforçou muito para este ano, repetindo a camisa da temporada passada. E de muito bom gosto por sinal. As faixas trazendo o grau de tonalidade do amarelo até o laranja, na camiseta, e do laranja até o vermelho amarronzado, no shorts, representam as cores do céu e terra que você pode encontrar pelas montanhas e cânions da cidade afora.



Atlanta Hawks



Completando meio século de existência, a franquia de Atlanta traz algo fora de suas cores tradicionais, com o dourado em destaque para dar de fato a ideia de ser algo comemorativo. Atenção bem bacana ao detalhes laterais do uniforme, que imitam as penas da asa do falcão (hawk).



Detroit Pistons



O ABC dos Estados Unidos. Detroit, a cidade do automobilismo e base da maioria das montadoras não deixaria de homenageá-las e por isso no centro vemos Motor City. Além disso, as faixas centrais lembram muito as faixas que separam pistas de estradas/ruas.


Bacana, mas nada demais.



Los Angeles Clippers



Ok, essa camisa me surpreendeu tanto quanto o início positivo da franquia. O uniforme é cheio de detalhes interessantes e com diversas referências à sua principal inspiração: Jogos Olímpicos de 1984, que aconteceu em Los Angeles e no mesmo ano da mudança da franquia para LA.


Começando pelo LA central, que é uma referência ao logo das Olimpíadas de 84, conhecido como Stars in motion, seguido das cores inspiradas na seleção norte-americana, que venceu o ouro daquele ano, além das cinco estrelas nas laterais da camisa, que indica as cinco conquistas que o país tinha até então.


E por último, a assinatura de Ralph Lawler, com as escrita “Voice of the Clippers” (Voz dos Clippers), vem próxima à etiqueta da camisa, em homenagem ao locutor da franquia que irá se aposentar após 40 anos no cargo.


Los Angeles Lakers



Com um dos uniformes mais bonitos da temporada, voltando aos anos 80, os Lakers acabaram me decepcionando com a City Edition. A estética não salva, mas ao menos a razão é boa.


O uniforme foi todo feito para homenagear seu atual presidente e maior armador de todos os tempos: Magic Johnson. Na cintura o número 32, usado por Johnson, é estampado. Além das listras que são um all-type formado pela palavra “Showtime”, apelido do esquadrão dos Lakers liderado por Magic nos anos 80.


Milwaukee Bucks



Eu não sou muito fã desta versão por conta da mistura duvidosa das cores, além de que as principais me lembram muito o Ronald McDonald. Mas é corajosa e a história por trás não a torna tão ruim.


A grande inspiração da franquia foi Mecca, seu antigo ginásio, onde Kareem Abdul-Jabaar e Oscar Robertson conquistaram o único título da franquia.


Chicago Bulls



Com um desenho diferente de um uniforme da NBA, o Chicago Bulls não arriscou muito e repetiu a mesma inspiração do ano passado: a bandeira de Chicago. Mas desta vez trouxe os elementos aplicados no preto.


Washington Wizard


Resultado de imagem para washington wizards city jersey


Seguindo a linha do ano passado, com o apelido da cidade, a versão preta do “District of Columbia” (Distrito da Columbia) está melhor do que a da temporada anterior, mas ainda sem muito inovação.


Atenção ao “D” do District, que tem em sua perna o monumento de Washington.



Houston Rockets



Auspicious Clouds, ou Nuvens Auspiciosas, é uma referência à tradição chinesa que trata as nuvens como um símbolo de boa sorte, por conta da palavra em seu idioma ter o mesmo som da palavra sorte. É possível notar as nuvens como marcas d'água no vermelho da camisa.


Agora, o porquê dos Rockets estarem homenageando a tradição chinesa? Bem, não há uma resposta exata, mas há anos fazem tributos a China e muito se deve a grande relação que a franquia tem com seu ex-jogador Yao Ming.



New York Knicks



Os Knicks trouxeram algo interessante este ano. Com os tons de laranja e azul utilizados pela franquia de 1952 a 1961, a grande mensagem escondida do uniforme está nas listras desiguais que ficam na lateral, no qual representam a vista do horizonte da cidade e seus prédios de diversos tamanhos.



Sacramento Kings



Totalmente sem criatividade. O ano passado a camiseta era extremamente semelhante, com cores retrô e utilizando uma aplicação secundária do novo logo dos Kings, mas desta vez modificaram a exposição desta aplicação e inseriram uma fonte que particularmente achei que não combina com a versão.



Phoenix Suns



Os Suns homenagearam a cultura latina que a cidade e o estado de Arizona, que faz fronteira com o México, recebem há décadas. Porém, de uma forma bem sem graça. O único detalhe que se refere a intenção é o nome “Los Suns” e nada mais. O roxo usado é feio e a camisa é sem dúvida a mais sem sal da temporada.



Dallas Mavericks



Sério, esse uniforme para mim não faz sentido. O tema da camisa é “Ture Maverick”, ou Verdadeiro Maverick, o cavalo no caso. Mas na verdade é apenas uma camisa preta com o logo normal da franquia em tom azulado.



Charlotte Hornets



Apostando novamente no apelido da cidade, “Buzz City”, o nome vem com “ferrões” na lateral, asas em um “H” no centro da cintura, além da aplicação secundária do logo da franquia. É uma versão bonita, mas pouco criativa.



Orlando Magic



Com pouca criatividade, a franquia de Orlando simplesmente copiou o que fez na temporada passada, mas deixando a parte legal apenas na lateral e colocando um preto no restante. A ideia é inspirada no céu cheio de constelações que é possível ser visto da cidade.



San Antonio Spurs




Alguma coisa mudou do ano passado para esse?


Na mesma temática (e quase mesmo design), o apelido da cidade e a ligação com o exército americano vem à tona nesta versão camuflada. A cidade tem grandes bases militares da infantaria americana e até mesmo grandes ídolos de sua história tem envolvimento com o exército, tai como Gregg Popovich e David Robinson, conhecido como “Almirante”.



Philadelphia 76ers


Eu não sou nada fã de uniformes cinzas e com certeza os Sixers poderiam ter feito bem melhor do que isso.


O uniforme vem, novamente, em referência à independência dos EUA, onde as treze estrelas do círculo são referentes às 13 emendas da constituição americana e que também são representadas em listras na bandeira. Além disso, temos uma caricatura de Benjamin Franklin, um dos homens mais importantes da história americana, representado na lateral do shorts, jogando basquete.



Memphis Grizzlies



Os Grizzlies utilizaram sua City Edition para homenagear a rica história da cidade na luta-livre, muito popular nos Estados Unidos, principalmente com o WWE. A camisa vem com um cinza chumbo em referência às cadeiras usadas nas lutas (rs) e a lateral lembra as tiras da faixa de campeão. Além disso, o nome nas costas vem abaixo do número, como referência ao cinturão, também.


Indiana Pacers



A inspiração vinda do automobilismo é boa, principalmente pela cidade sediar a maior corrida que acontece nos EUA, a 500 Milhas de Indianápolis, mas a execução é terrível. A faixa azul traz a ideia das pistas de corrida e no final dela, acima da etiqueta, temos a frase “Always Lead” ou “Sempre Liderando”.


As 5 mais bonitas


05. Oklahoma City Thunder



O Thunder fez uma das homenagens mais bacanas que já vi. O uniforme é todo desenhado, e suas fontes também, com referência aos nativos americanos que habitavam antes da colonização inglesa.


Todos os símbolos em marca d’água, as fontes e até a cor turquesa faz desse uniforme muito especial, além de vibrante.


04. Miami Heat



O pessoal em Miami já conhecia o caminho para o pote de ouro, não foi difícil repeti-lo. Com o tamanho sucesso do ano passado, a versão deste ano traz a chuva de néon das noites badaladas de South Beach.


O vídeo de promoção veio ao som de Phil Collins, com In the air tonight.



03. Minnesota Timberwolves



Depois de um ano tenebroso com uma camisa cinza e sem graça alguma, os Wolves trouxeram um dos mais bonitos uniformes da temporada. Além disso, como não amar algo inspirado em Prince?


Tudo flui harmoniosamente, conforme sua inspiração: a fonte, as cores e o detalhe no ombro direito, exatamente como a lenda do pop protagonizou em seu disco Purple Rain.


03. Denver Nuggets



Tudo que vemos nas City Editions são cores, mas misturar do jeito certo com o tradicional branco da NBA faz dessa camisa uma das mais belas. Isso não é novidade, na verdade essa é uma releitura do uniforme Rainbow Skyline usado pela franquia de 1981 até 1993.


Porém, essa forma moderna de um consagrado modelo ficou ainda melhor, se utilizando de linhas bem finas, tais como os espaços entre elas, trazendo um conceito interessantíssimo da lei de Continuidade da Gestalt, muito importante para o design.


Essa deveria ser a camisa oficial da franquia!


01. Brooklyn Nets



WOW!


Essa com certeza é uma da camisas mais lindas da temporada. E particularmente uma das minhas favoritas. Sem fugir muito de sua paleta monocromática, os Nets adicionaram cores em riscos detalhados como desenhos, ou talvez grafites, trazendo a cultura das ruas do bairro mais famoso do mundo e claro como uma grande homenagem a um dos maiores rappers de todos os tempos: Notorius BIG


Impossível um crossover  com basquete que combine mais do que esse!


E você, qual mais gostou? Deixe nos comentários!